Mas, então o que é isso do roll-center? O “Roll-Center” (termo inglês, em Português “Centro de Rotação”) é o ponto no espaço sobre o qual o eixo roda. Por norma, quando aplicamos a suspensão e reduzimos o nível da carroçaria ao solo, também baixamos o Roll-Center, em maior proporção do que o que baixamos a carroçaria.
A maneira de o calcular é que já não é tão direto. Cada geometria de suspensão tem a sua forma de determinar o “IC” (Instant Center em Inglês, Centro instantâneo de rotação em português) e consequentemente o RC (Roll-Center).
1 – Determinar IC numa suspensão de triângulos sobrepostos
2 – Roll Center numa suspensão de triângulos sobrepostos
3 – Determinar IC numa suspensão do tipo McPherson
4 – Roll Center em eixo rígido
Denomina-se de Roll Couple a distância Roll Center ao CG (Centro de Gravidade), e não é aconselhável seja aumentada em demasia. O binário exercido da carroçaria nos braços de suspensão aumenta drasticamente, aumentando a tensão nos componentes da carroçaria. O Camber que ele ganha no trabalho da suspensão para o ataque perfeito na curva que queremos já não vai ser o mesmo.
E quem é que sofre com isto? Os pneus! Este esforço aliado a um jogo maior entre as ligações aparafusadas da carroçaria, levando a constantes re-apertos indesejados em caso de condução mais severa.
Este ajuste da posição dos braços dos nossos “rodinhas” são justificadas por inúmeras razões, umas com influências noutras. Podíamos simplesmente ajustar o RC o mais próximo possível do CG e esperar um comportamento aproximado do perfeito, mas aqui entram várias variáveis como geometria de suspensão, alinhamentos, distribuição de massas, pneus… Ufa até cansa!
Uma delas, muito usual, é se queremos que ele tenha um comportamento de oversteer ou understeer, tal como vos mostramos nesta imagem.
Se o RC na frente estiver mais alto que na traseira, terão um comportamento de Oversteer, ou o inverso, caso esteja mais baixo que o traseiro.
Conclusões?
Não é por acaso que a vanguarda do desenvolvimento de Engenharia está no desporto motorizado. Após o desenvolvimento com todos estes pormenores, têm outra equipa com experiência inigualável onde têm em conta cada detalhe, para cada pista e para cada piloto.
No nosso “rodinhas” diria que podemos explorar tudo o que quisermos também, porque não?
No entanto, a NipponLAB aconselha a corrigirem sempre a posição dos braços de suspensão do vosso carro sempre que o rebaixam. Vão gostar do resultado!